sexta-feira, 17 de junho de 2011

O valor do amor

- Quanto vale o amor de um desafortunado?
- Vale muito, e quem pode pagar nunca o possui, não o detém, e nem o pode oferecer.
- E porque tão tolo é esse que não se sabe o que é?
- É tolo porque dele só temos o nome.
- E tantos significados para este nome, não temos?
- Sim.
- E o que fazemos com eles?
- Invente outro e continue errado.
- O amor é um erro!
- Sim meu caro, o único que vale a pena.
- Mas e o sofrimento?
- A única verdade!
- Então a única coisa que vale a pena é a que mais faz sofrer?
- E a única que pode trazer algum conforto.
- Então a manifestação da única verdade, a saber, o sofrimento, se completa na única coisa que pode trazer conforto?
- Sim, e também confronto.
- Como pode ser tão antagônico?
- Me diga meu amigo, quem foi o inepto que inventou a necessidade de se buscar somente coisas boas?
- Não o fazemos assim desde o inicio?
- Sim, desde que o demônio caiu do céu.
- E agora você acredita no diabo?
- E você ainda não entende minha poesia?
- Nada do que você diz tem sentido.
- Lhe digo o mesmo. Você pode ficar com o sentido criado por alguém ou criar o seu próprio.
- Você ainda com essa conversa.
- Lhe digo o mesmo.
- E o amor do desafortunado?
- Bate no ritmo da canção cega diante de olhos surdos, pois não podem mais perceber a beleza da canção que adentra seus ouvidos.
- E qual é o compasso desta canção?
- Como posso saber?
- Não é você o criador do perceptismo?
- Cego, surdo, pobre, louco e nú.
- Quanto sofrimento!
- Quanto amor.
- Pensas que Deus gosta disso?
- Como não gostaria? Aprendi sobre o sofrimento com o próprio.
- Então você acha que Deus é um infeliz?
- Feliz que não pode ser.
- Não vez toda coisa boa que há?
- Eu posso escolher ver as boas ou as ruins, mas se Deus vê tudo isso ao mesmo tempo, ou Ele é o maior dos deprimidos ou o maior dos loucos. Creio ser os dois, e se fosse o contrário disso, não sei se gostaria dEle.
- Louco és tu!
- Também aprendo com o mestre. Fico com o que é loucura para os homens.
- Você não é criador de mitos, é um criador de loucuras!
- Se trata da mesma coisa, e digo o mesmo para os que dizem serem descobridores da verdade. A diferença é que não espero estar certo.
- E você ainda com essa conversa!
- Lhe digo o mesmo.
- Paremos logo com isso, pois já me cansei.
- Eu a mais tempo que você.

3 comentários:

  1. "Bate no ritmo da canção cega diante de olhos surdos, pois não podem mais perceber a beleza da canção que adentra seus ouvidos."

    que bonito!

    ResponderExcluir
  2. "a sabedoria de Deus é loucura pro homens"

    "-Eu acho que eu sou maluca
    -Vc provavelmente é mesmo. Mas tudo bem, as pessoas malucas são as mais interessantes."

    ResponderExcluir