terça-feira, 19 de julho de 2011

Capitulo VIII - Pretérito

- Sim, hoje me sinto livre e não acusado por duvidar e criar sentidos, mas certamente sinto falta de muitas coisas.
- Como assim?
- É próprio do passado nos lembrar quem fomos, e assim, no processo de formação essa lembrança nos faz ter uma raiz que nos diz de onde viemos. Estando atento a isso não nos perderemos.
- Mas nada faz sentido pra você.
- Sim, mas lembro do sentido que já fez
- E de que isso importa?
- Não devemos fingir nunca ter sido, mesmo que neguemos aquilo que fomos.
- Então você sente falta...
- Certamente! Momentos, pessoas, medos, superações, aprendizados. Sinto falta até mesmo do sentido que tinha para as coisas. Porém, caro amigo, a vida é superação e sofrimento,e Deus foi inteligente em nos dar a memória, pois as coisas boas nos fortalecem com esperança, e as ruins nos ensinam, também por isso quem mais sofre, mais sabe.
- E qual é a razão de sua nostalgia?
- Tenho buscado esperança, pois sofrimento e aprendizado já tenho tido em demasia.
- Não consigo, ainda, ver alguma sabedoria em seu pensamento.
- Pense meu caro. Não criamos sentido partindo de algo que nunca foi, pois certamente nada pode vir sem que nada existisse antes. Todo novo tem em si seu antecessor. Sendo assim, eu sou agora, também, o que fui. Em completa essência, o que mudam são os significados, e isso sempre acontece, ou deveria. O que torna isso desconfortável, muitas vezes, é o que perdemos pelo caminho, principalmente as pessoas.
- Temos a memória
- Essa, nesse sentido, muitas vezes pode fazer sofrer.
- E a superação?
- Estou em tempo de criar novos sentidos.
- O que você quer dizer com isso?
- Dialética, meu velho amigo. Lembrar-me de quem fui, refletir sobre o que sou hoje e transformar-me em mim mesmo novamente.
- Vai mudar de idéia mais uma vez?
- Não. Está chegando o esperado momento de dar novos significados à idéias que já tive, com base em um processo de reflexão de diálogos entre tudo que tenho conhecido e experimentado. O antigo deve voltar para que o novo se forme e seja forte, maduro, para depois formar algo ainda mais sólido.
- E o que ficou para trás?
- Nada ficou! Tudo tem nova cara, e o que é negado também tem sua função de antítese. A essência nunca muda, ela se forma, se constrói, é formada de coisas essenciais, e seus significados são fermento. Enfim, está chegando o momento.
- Que venha!
- Que venha!

2 comentários: